Av. Antônio Carlos Salles Jr., 580 Jardim Proença - CEP 13100-410 - Campinas - SP

Tel: (19) 3254-4648 

Pró Visão

Quem Somos

Fundada em 1982, a Pró-Visão tem como missão: “promover a prevenção da cegueira, o bem estar, educação, habilitação e a reabilitação de crianças, adolescentes e adultos com cegueira ou de visão subnormal, sem distinção de raça, condição social, sexo, credo ou religioso ou posição política”.

A partir disso, a Pró-Visão oferece às pessoas com deficiência visual os seguintes serviços:

– Serviço Social

– Avaliação pedagógica

– Alfabetização em Braille

– Reabilitação Visual

– Terapia em piscina

– Natação

– Intervenção precoce

– Atividades da vida diária

– Orientação e Mobilidade

– Atendimento/orientação às famílias

– Acompanhamento escolar

– Treinamento ocupacional – atividades profissionalizantes

– Prestação de serviços a empresas (assessorias e consultorias)

– Impressão de material em braille

– Cursos para formação de educadores e técnicos

Nossa Equipe

- Assistente social

São atribuições do serviço social, o acolhimento e escuta dos atendidos, a fim de construir estratégias para promover a inclusão e garantia dos direitos da pessoa com deficiência visual e suas famílias, por meio de orientações e encaminhamentos, articulando com diversos espaços sócio-ocupacionais, buscando promover a autonomia e qualidade de vida dos sujeitos, o enfrentamento das desigualdades sociais, e defesa intransigente do direito ao convívio familiar, social e comunitário.

- Professoras especializadas

São atribuições da pedagogia especializada no trabalho de estimulação visual:

  •  Motivar e preparar o usuário para conscientização da reabilitação, que será realizada de acordo com as dificuldades apresentadas por ele.
  •   Avaliar pedagogicamente a funcionalidade da visão e eleger os recursos necessários que contribuem com o processo de aprendizagem.
  •   Conhecer as possibilidades, dificuldades e limitações para estruturar a intervenção pedagógica, visando eliminar as barreiras de aprendizagem para a inclusão na família, escola, trabalho e comunidade.
  •   Auxiliar o crescimento intelectual e profissional destas pessoas, por meio de auxílios ópticos, não ópticos e/ou eletrônicos, todos indicados em conformidade com a patologia que provocou a baixa visão.
- Psicólogo

São atribuições do psicólogo na instituição, realizar anamnese e avaliação inicial da pessoa com deficiência, por meio do acolhimento e escuta qualificada. Atendimento terapêutico individual e grupal, buscando promover a saúde mental e qualidade de vida da pessoa com deficiência, além de, apoiar tecnicamente pais, professores e equipe multidisciplinar. Identificar comportamentos e sintomas que necessitem de intervenção dos profissionais das demais áreas de habilitação ou reabilitação, com possíveis encaminhamentos para área médica. comunitário.

- Terapeutas ocupacionais

São atribuições da Terapia Ocupacional, realizar o acolhimento, avaliação e acompanhamento do usuário com deficiência visual, proporcionando o desenvolvimento efetivo do mesmo em todas as suas potencialidades, envolvendo de forma ativa a família neste processo. Realização de atendimentos individuais e grupais, utilizando recursos terapêuticos diversos que auxiliem na estimulação global, além do treino e adaptação das Atividades de Vida Diária de maneira sistemática e detalhada. Desenvolvimento do trabalho com equipe multidisciplinar, assim como, orientação e apoio a profissionais parceiros, a fim de possibilitar ao usuário o maior grau de independência e autonomia possíveis.

- Pedagogo

São atribuições do pedagogo na Alfabetização em Braille identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação social dos atendidos na Instituição, considerando suas necessidades específicas. Alfabetização em Braille com o treino da máquina Braille, uso do Soroban nas operações matemáticas, adaptação de material tátil e livros em Braille são alguns dos recursos utilizados visando à autonomia e independência na escola e fora dela.

- Técnicos de orientação e mobilidade

São atribuições da orientação e mobilidade, proporcionar ao deficiente visual autoconfiança e segurança para uma locomoção independente, através de técnicas com auxílio da bengala, recurso essencial para identificação de obstáculos, definidos por três cores: Branca – cego total, Verde – Baixa visão e Vermelho – Surdo-Cego.

- Professor de educação física

A educação física de maneira geral abrange uma série de conteúdos relacionados ao desenvolvimento motor e psicomotricidade, a introdução da educação física na vida do ser humano pode ser desde a infância até a fase adulta.

           A educação física adaptada tem como objetivo incluir as pessoas com deferência nas atividades comuns no esporte e lazer, principalmente no ambiente escolar, também é uma maneira de incluir a participação de pessoas com necessidades especiais nas práticas esportivas oferecendo oportunidades de vencer suas limitações, desenvolvendo os aspectos afetivos, cognitivos e psicomotor.

– Fisioterapeuta

– Departamento de Telemarketing

– Departamento de Gráfica

– Administrativo

Nossa História

Fundada em 1982, pela Professora Teresinha de Arruda Serra von Zuben com o apoio fundamental e incontestável da Professora Vilma Martin Machado, ambas especializadas na educação de pessoas com deficiência visual, em Campinas – São Paulo, a Pró-Visão é uma instituição sem fins lucrativos que tem por finalidade promover a prevenção da cegueira, o bem estar, a educação, a habilitação e a reabilitação de bebês, crianças, adolescentes e adultos cegos ou com baixa visão.

Priorizando o atendimento a bebês que chegam através da indicação de oftalmologistas, pediatras e outros médicos, a entidade oferece atualmente, mais de 2600 atendimentos por mês, acompanhando sistematicamente mais de 60 crianças de Campinas e região.

As crianças e adolescentes atendidos recebem suporte durante sua vida escolar, freqüentando salas regulares em escolas públicas ou privadas. É por meio do atendimento técnico especializado e do apoio às famílias que a Pró-Visão tem alcançado sucesso na inclusão escolar de crianças e jovens com deficiência visual, usando ainda como ferramenta essencial a conscientização de outros jovens e professores sobre as capacidades de uma pessoa com deficiência visual.

A equipe da Pró-Visão conta com profissionais preparados como: assistente social, psicóloga, professor de educação física, reeducadoras visuais, pedagogas especializadas, terapeutas ocupacionais, técnicos em orientação e mobilidade, além de um corpo de estagiários e voluntários treinados.

As orientações oferecidas não se restringem às crianças e adolescentes, sendo estendidas aos familiares de nossos usuários, de maneira a trabalhar todo o contexto em que as crianças estão inseridas, oferecendo recursos como aulas de Braille às mães e transcrição do material pedagógico a ser utilizado pelas crianças em seus estudos.

Dia a dia trabalhando para levar as pessoas a viverem com mais dignidade e segurança.

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