As pessoas que possuem algum tipo de deficiência visual enfrentam diversos problemas no seu dia a dia para interagir com o mundo e principalmente, com os aparelhos móveis. Pensando nisso, o designer Shikun Sun desenvolveu um conceito de smartphone em Braille para ajudar os deficientes visuais a utilizarem seus celulares com mais facilidade, o DrawBraille.
De acordo com o Geeky Gadgets, o DrawBraille foi desenvolvido totalmente com a linguagem Braille em mente. Até a tela touchscreen do aparelho foi modificada: não há nada visual ali, apenas tátil, permitindo que as pessoas que utilizam o sistema Braille possam se comunicar e operar o aparelho.
O smartphone utiliza caminhos de rastreamento que ajudam os usuários a iniciarem funções e usarem os programas. E o mais interessante é que além do aparelho, toda a interface do usuário e o sistema operacional utilizam o sistema Braille. Obviamente, todos os aplicativos existentes teriam que ser reescritos (ou novos aplicativos serem escritos) para que funcionem no novo sistema.
Segundo o Yanko, o DrawBraille ainda é apenas um conceito, porém, já pode ser considerado um mecanismo capaz de facilitar o uso e a comunicação por pessoas com deficiências visuais. A tecnologia para isso já existe hoje, e mesmo um sistema operacional como o Android – ou até mesmo outra variante de Linux – pode ser facilmente adaptada para tal.