Av. Antônio Carlos Salles Jr., 580 Jardim Proença - CEP 13100-410 - Campinas - SP

Tel: (19) 3254-4648 

Pró Visão

DESIGNER CRIA CONCEITO DE SMARTPHONE EM BRAILLE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

26 jul, 2021

As pessoas que possuem algum tipo de deficiência visual enfrentam diversos problemas no seu dia a dia para interagir com o mundo e principalmente, com os aparelhos móveis. Pensando nisso, o designer Shikun Sun desenvolveu um conceito de smartphone em Braille para ajudar os deficientes visuais a utilizarem seus celulares com mais facilidade, o DrawBraille.

De acordo com o Geeky Gadgets, o DrawBraille foi desenvolvido totalmente com a linguagem Braille em mente. Até a tela touchscreen do aparelho foi modificada: não há nada visual ali, apenas tátil, permitindo que as pessoas que utilizam o sistema Braille possam se comunicar e operar o aparelho.

O smartphone utiliza caminhos de rastreamento que ajudam os usuários a iniciarem funções e usarem os programas. E o mais interessante é que além do aparelho, toda a interface do usuário e o sistema operacional utilizam o sistema Braille. Obviamente, todos os aplicativos existentes teriam que ser reescritos (ou novos aplicativos serem escritos) para que funcionem no novo sistema.

Segundo o Yanko, o DrawBraille ainda é apenas um conceito, porém, já pode ser considerado um mecanismo capaz de facilitar o uso e a comunicação por pessoas com deficiências visuais. A tecnologia para isso já existe hoje, e mesmo um sistema operacional como o Android – ou até mesmo outra variante de Linux – pode ser facilmente adaptada para tal.

Compromisso com a Autonomia e Independência das pessoas com deficiência.

Entre em contato conosco

Siga-nos!

Tel: (19) 3254-4648

Av. Antônio Carlos Salles Jr., 580 Jardim Proença - CEP 13100-410 Campinas - SP

Entre em contato conosco:

  (19) 3254-4648

Endereço:

  Av. Antônio Carlos Salles Jr., 580 Jardim Proença - CEP 13100-410 Campinas - SP